Governo do Estado do Ceará
E.E.M. Dr. João Ribeiro Ramos
End. Rua
Conselheira José Júlio S/N Centro-Sobral-CE
Fone fax:
(88) 3677-42-72 INEP: 23025034
“A
INFORMÁTICA COMO MEDIADORA DA EDUCAÇÃO”
Sobral-Ce
“Nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das
pessoas.”
Cora coralina
SUMÁRIO
1-Apresentação_____________________________________________3
2-Justificativa_______________________________________________4
3-Objetivo
Geral_____________________________________________6
4-Objetivo
específico_________________________________________7
5-Metas,
ações e cronograma__________________________________8.
6-Recursos
a serem utilizados.__________________________________9
7-Avaliação.________________________________________________10
8-Referencial
teórico________________________________________11
9-Horário
do L.E.I.___________________________________________12
APRESENTAÇÃO
A E.E.M. Dr. João Ribeiro Ramos, conta com dois laboratórios de
Informática, com um deles constituído
de 19 computadores novos de LCD , 1 TV
de LCD de 40 polegadas e 1 impressora e o outro laboratório constituído de 17
computadores RCA adquiridos no pregão de 2007 e uma TV de LCD
de 40 polegadas. Internet OI Velox com capacidade de 2mgb.
As tecnologias, presentes hoje, em
todos os momentos de nossas vidas, a cada dia ganham cada vez mais espaço dentro da educação, e não se pode fugir dessa
nova realidade, tendo em vista que, tendem, com o decorrer do tempo, ganharem um universo muito maior. Contudo,
nos espaços escolares ainda não são utilizadas da forma como deveriam ser, seja
por resistência de educadores ou mesmo pela falta de tempo ou oportunidade,
professores e alunos acabam não usufruindo de tais técnicas.
Considerando
que a informática é uma grande aliada no processo ensino aprendizagem, nossa
escola almeja com a utilização das mídias de forma educativa possa elevar os
índices educacionais, promover melhores expectativas no mercado de trabalhos,
melhores resultados nas avaliações externas, e melhores resultados em
vestibulares, concursos além do ENEM por parte de nossos alunos.
O Laboratório de informática é uma extensão da sala-de-aula, para tanto
espaço de múltiplas possibilidades
educacionais, desde pesquisas, iniciação científica e aprimoramento dos
conteúdos ministrados em sala de aula.
Devemos destacar o referencial no
trabalhos do professor do L.E.I que será o condutor e direcionador do uso
adequado das novas tecnologias, em especial o uso educativo da internet.
Através de muito trabalho,
responsabilidade e transparência,
lutaremos para elevar os índices
educacionais de nossa escola.
JUSTIFICATIVA
Considerando
os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o
ensino às mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo
escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve
preparar o aluno para o futuro.
A
informática deverá contribui com a formação da comunidade escolar, lidar com as
novas tecnologia é contribui com a educação do aluno. O
computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso
aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A
informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico,
com interesse como também ensinar conteúdos interdisciplinares com a
interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar
para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo
e aprendizagem.
Um
computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da
escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra
novas fontes de aprendizagem.
A
informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa
utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de
ensino-aprendizagem.
Segundo
o MEC, Informática Educativa significa:
“a inserção do computador
no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os
níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da
grade curricular são desenvolvidos por intermédio em parceria com a informática.”
O uso da informática
educativa proporciona resultados positivos como:
Acessibilidade
a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
- Autonomia nos trabalhos, facilitar o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
- Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
- Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
- Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
- Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital. Contribui com sua formação social.
- Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
- Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
- Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
- Estimula o raciocínio lógico.
- Desperta o prazer pela leitura e escrita.
- Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento.
- Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.
OBJETIVO GERAL
Envolver a comunidade escolar na utilização de recursos que ampliem as
formas de acesso ao conhecimento, comunicação e pesquisa;
Oferecer à comunidade escolar o acesso à sala de informática para execução de projetos pedagógicos interdisciplinares , priorizando a participação de professores na concretização de suas aulas e de pesquisas com seus alunos;
Identificar a sala de informática como extensão da sala de aula para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;
Formar o indivíduo para que seja crítico na construção de conhecimentos;
Direcionar o uso da internet com discernimento para aproveitar o potencial educativo que se aplica ao universo da educação.
Zelar pelo espírito colaborativo na construção de trabalhos coletivos.
Oferecer à comunidade escolar o acesso à sala de informática para execução de projetos pedagógicos interdisciplinares , priorizando a participação de professores na concretização de suas aulas e de pesquisas com seus alunos;
Identificar a sala de informática como extensão da sala de aula para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;
Formar o indivíduo para que seja crítico na construção de conhecimentos;
Direcionar o uso da internet com discernimento para aproveitar o potencial educativo que se aplica ao universo da educação.
Zelar pelo espírito colaborativo na construção de trabalhos coletivos.
Elevar de forma significativa os índices educacionais de nossos alunos,
bem como universalizar o uso das novas
tecnologias entre a comunidade escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir conhecimento a partir da pesquisa, discussão e seleção de informações relativas às disciplinas.
Incluir a sala de informática como um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades, projetos, aulas, pesquisas e investigações.
Atender, disponibilizando condições para o professor usar a sala de informática para aulas com recursos midiáticos.
Conhecer os recursos de softwares para serem utilizados na apresentação de trabalhos;
Participar dos planejamentos por área,, buscando uma aprendizagem colaborativa;
Incentivar os professores para utilização dos recursos midiáticos, bem como dar subsídios e suporte na realização destes trabalhos.
Oferecer recursos pedagógico, como simulados e utilização do programa
Descomplica objetivando bons resultados no ENEM.
Oferecer suporte à gestão na
tabulação dos resultados de avaliações externas como o SPAECE. e OBMEP.
Inscrever e acompanhar os resultados no diferentes exames como ENEM,
PROUNI, vestibular da UVA, FIES, PRONATEC, concursos, encaminhamento para
empregos, construção de Curriculum vitae, criação de e-mail
entre outros. Serviço oferecido aos nossos alunos e egressos.
Ajudar tecnicamente nos demais setores da escola como secretaria,
programa diretor de turma, biblioteca, sala dos professores e diretoria.
Preservar, e dar manutenção,
configuração dos computadores e internet, wi-fi, bem como
gerenciamento da limpeza e arrumação dos
L.E.Is.
Auxiliar e direcionar os alunos
nas pesquisas escolares, como também conscientiza-los sobre o uso educativos de
software e da internet.
Promover o projeto de vídeo, “Meu
bairro tem história” que busca a interdisciplinaridade, Contar
através da oralidade a História de alguns bairros sobralenses, sobretudo, dos
bairros onde residem nossos alunos, onde os mesmos munidos das técnicas de
edição de vídeos estarão construindo seus próprios documentários através de uma
atividade envolvendo o uso de tecnologias ligadas ao audiovisual.
Capacitar
professores com novos aplicativos como
por exemplo: utilização do aplicativo do google-gmail-formulario, aplicativo que poderá ser utilizado na produção de
provas entre outras aplicações.
Alimentar
o blog da escola.
Participar
das formações, eventos e reuniões da escola.
METAS,AÇÕES
E CRONOGRAMA
META
|
AÇÃO
|
CRONOGRAMA
|
Público Alvo
|
Elevar a
motivação e conhecimento da comunidade
escolar em relação às mídias
educacionais.
|
Instruir a comunidade
para a utilizações dos software, como também o Sistema Operacional LINUX.
|
Durante o ano em curso.
|
Comunidade escolar.
|
Utilizar o
LEI frequentemente como facilitador no
entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
|
Oferecer
suporte pedagógico e técnico aos professores no planejamento por área.
|
Durante o ano em curso.
|
Professores
|
Inserir
projetos que resgate o interesse e a busca de novos conhecimentos com a
utilização da mídias.
|
Elaboração
do projeto “Meu bairro tem história
|
Durante o ano em curso.
|
Alunos do Ensino Médio
|
Melhorar
os índices educacionais de nossos alunos, em avaliações externas,
vestibulares e ENEM.
|
Baixar
conteúdos e simulados.
|
Durante o ano em curso.
|
Alunos do Ensino Médio.
|
METODOLOGIA
O professor do L.E.I será um mediador do
conhecimento através das mídias, através de uma linguagem simples propiciará a
alunos e professores a utilização das novas tecnologias,
Com relação ao projeto “Meu bairro tem história” tão logo o projeto esteja pronto, será
apresentado aos PCA’s e professores no intento de que estes possam também
contribuir com ideias que venham a melhorar o mesmo, em seguida, feita as
revisões necessárias, partiremos para as atividades práticas com o início da
série de oficinas, estando com esta primeira etapa concluída será a vez dos
alunos irem a campo munidos de suas câmeras ou aparelhos celulares, nos
bairros, estes procurarão antigos moradores ou lideranças comunitárias, que através
de entrevista darão pistas da origem de seus respectivos bairros.
Uma
vez colhidas as entrevistas, os alunos voltarão ao laboratório de informática
para o tratamento dos dados, nesse momento serão editadas todos os vídeos
resultando em um documentário.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS.
Na realização do
projeto utilizaremos recursos humanos, internet ,computadores, caixas de som, câmera fotográfica, celulares,
impressoras, pen drives, papel, Datashow, caneta e cartolinas.
AVALIAÇÃO
Acreditamos muito no
potencial que as novas tecnologias podem oferecer ao campo da educação, sabendo
usá-las e sempre buscando um aperfeiçoamento maior, nossos discentes e docentes colherão frutos bastante
positivos, o intento maior do LEI será municiar nossos alunos das
possibilidades que o campo da informática pode oferecer.
Ainda
utilizamos a informática, sobretudo a internet, apenas como uma ferramenta de
pesquisa, no entanto, esta tem um potencial muito maior, por que não
utilizarmos esta como uma ferramenta de produção e divulgação de conhecimento?
Nossos alunos são riquíssimos em conhecimentos e ao não nos depararmos com esse
fato, acabamos desperdiçando-os.
Aposta-se que com o incentivo para
produção desses documentários, além da absorção de conhecimentos ligados a
informática, os mesmo estarão produzindo e divulgando conhecimento. Nosso
objetivo é servir a comunidade escolar.
Esperamos através deste, ampliar a utilização dos recursos mediáticos como meio de melhorarmos os
índices educacionais de nossos alunos, bem como criarmos melhores perspectivas de um futuro melhor.
REFERENCIAL TEÓRICO
Computador e Educação? Uma ótima combinação.
Educação e tecnologias.
HORÁRIO DOS PROFESSORES DO L.E.I
TURNOS
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
MANHÃ
|
JOEL
|
JOEL
|
JOEL
|
JOEL
|
JOEL
|
TARDE
|
DEMONTIEZ
E AUCÉLIO
|
DEMONTIEZ
E AUCÉLIO
|
DEMONTIEZ
E AUCÉLIO
|
DEMONTIEZ
E AUCÉLIO
|
DEMONTIEZ
E AUCÉLIO
|
NOITE
|
DEMONTIEZ
|
DEMONTIEZ
|
DEMONTIEZ
|
DEMONTIEZ
|
DEMONTIEZ
|
Sandra Maria Chaves Sayonara
Medeiros
Nicomedes Pontes
__________________
__________________ _________________
Diretora Coordenadora Escolar Coordenador Escolar
Professores do L.E.I.
Joel Loiola____________________________
Aucélio Carlos_________________________
José Demontiez Rios____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário