Notícias do L.E.I.






Governo do Estado do Ceará
E.E.M. Dr. João Ribeiro Ramos
End. Rua Conselheira José Júlio S/N Centro-Sobral-CE
Fone fax: (88) 3677-42-72 INEP: 23025034  









“A INFORMÁTICA COMO               MEDIADORA  DA EDUCAÇÃO”

























Sobral-Ce

























Nada do que vivemos tem sentido,
 se não tocarmos o coração das pessoas.”

Cora coralina

SUMÁRIO
1-Apresentação_____________________________________________3
2-Justificativa_______________________________________________4
3-Objetivo Geral_____________________________________________6
4-Objetivo específico_________________________________________7
5-Metas, ações e cronograma__________________________________8.
6-Recursos a serem utilizados.__________________________________9
7-Avaliação.________________________________________________10
8-Referencial  teórico________________________________________11
9-Horário do L.E.I.___________________________________________12

















APRESENTAÇÃO
            
           A E.E.M. Dr. João  Ribeiro Ramos, conta com dois laboratórios de Informática, com um deles  constituído de  19 computadores novos de LCD , 1 TV de LCD de 40 polegadas e 1 impressora e o outro laboratório constituído de  17   computadores  RCA  adquiridos no pregão de 2007 e uma TV de LCD de  40 polegadas. Internet OI Velox   com capacidade de 2mgb.
             As tecnologias, presentes hoje, em todos os momentos de nossas vidas, a cada dia ganham cada vez mais espaço  dentro da educação, e não se pode fugir dessa nova realidade, tendo em vista que, tendem, com o decorrer do tempo,  ganharem um universo muito maior. Contudo, nos espaços escolares ainda não são utilizadas da forma como deveriam ser, seja por resistência de educadores ou mesmo pela falta de tempo ou oportunidade, professores e alunos acabam não usufruindo de tais técnicas.
        Considerando que a informática é uma grande aliada no processo ensino aprendizagem, nossa escola almeja com a utilização das mídias de forma educativa possa elevar os índices educacionais, promover melhores expectativas no mercado de trabalhos, melhores resultados nas avaliações externas, e melhores resultados em vestibulares, concursos além do ENEM por parte de nossos alunos.
       O Laboratório de informática é  uma extensão da sala-de-aula, para tanto espaço  de múltiplas possibilidades educacionais, desde pesquisas, iniciação científica e aprimoramento dos conteúdos ministrados em sala de aula.
     Devemos destacar o referencial no trabalhos do professor do L.E.I que será o condutor e direcionador do uso adequado das novas tecnologias, em especial o uso educativo da internet. Através  de muito trabalho, responsabilidade  e transparência, lutaremos para elevar  os índices educacionais de nossa escola.












JUSTIFICATIVA

Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino às mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.
A informática deverá contribui com a formação da comunidade escolar, lidar com as novas tecnologia  é  contribui com a educação do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse como também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e aprendizagem.
Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.
A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa:
“a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio em parceria com a informática.”

O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:
Acessibilidade a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
  • Autonomia nos trabalhos, facilitar o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
  • Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
  • Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
  • Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
  • Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital. Contribui com sua formação social.
  •  Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
  • Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
  • Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
  • Estimula o raciocínio lógico.
  • Desperta o prazer pela leitura e escrita.
  • Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento.
  • Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.


























OBJETIVO GERAL

Envolver a comunidade escolar na utilização de recursos que ampliem as formas de acesso ao conhecimento, comunicação e pesquisa;

 Oferecer à comunidade escolar o acesso à sala de informática para execução de projetos pedagógicos interdisciplinares , priorizando a participação de professores na concretização de suas aulas e de pesquisas com seus alunos;

Identificar a sala de informática como extensão da  sala de aula para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;

 Formar o indivíduo para que seja crítico na construção de conhecimentos;

 Direcionar o uso da internet com discernimento para aproveitar o potencial educativo que se aplica ao universo da educação.

 Zelar pelo espírito colaborativo na construção de trabalhos coletivos.

Elevar de forma significativa os índices educacionais de nossos alunos, bem  como universalizar o uso das novas tecnologias entre a comunidade escolar.
















OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Construir conhecimento a partir da pesquisa, discussão e seleção de informações relativas às disciplinas.

 Incluir a sala de informática como um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades, projetos, aulas, pesquisas e investigações.

 Atender, disponibilizando condições para o professor usar a sala de informática para aulas com recursos midiáticos.

 Conhecer os recursos de softwares para serem utilizados na apresentação de trabalhos;

 Participar dos planejamentos por área,, buscando uma aprendizagem colaborativa;

 Incentivar  os professores para utilização dos recursos midiáticos, bem como dar subsídios e suporte na realização destes trabalhos.
Oferecer recursos pedagógico, como simulados e utilização do programa Descomplica objetivando bons resultados no ENEM.
Oferecer suporte  à gestão na tabulação dos resultados de avaliações externas como o SPAECE. e OBMEP.
Inscrever e acompanhar os resultados no diferentes exames como ENEM, PROUNI, vestibular da UVA, FIES, PRONATEC, concursos, encaminhamento para empregos, construção de Curriculum vitae, criação de  e-mail  entre outros. Serviço oferecido aos nossos  alunos e egressos.
Ajudar tecnicamente nos demais setores da escola como secretaria, programa diretor de turma, biblioteca, sala dos professores e diretoria.
Preservar, e dar  manutenção, configuração dos computadores e internet, wi-fi,  bem como  gerenciamento da limpeza e arrumação dos  L.E.Is.
Auxiliar e direcionar   os alunos nas pesquisas escolares, como também conscientiza-los sobre o uso educativos de software e da internet.
Promover o projeto de vídeo, “Meu bairro tem história” que busca a interdisciplinaridade, Contar através da oralidade a História de alguns bairros sobralenses, sobretudo, dos bairros onde residem nossos alunos, onde os mesmos munidos das técnicas de edição de vídeos estarão construindo seus próprios documentários através de uma atividade envolvendo o uso de tecnologias ligadas ao audiovisual. 
Capacitar  professores com novos aplicativos como por exemplo: utilização do aplicativo do google-gmail-formulario, aplicativo  que poderá ser utilizado na produção de provas entre outras aplicações.
Alimentar o blog da escola.
Participar das formações, eventos e reuniões da escola.
METAS,AÇÕES E CRONOGRAMA

META
AÇÃO
CRONOGRAMA
Público Alvo
Elevar a motivação e conhecimento  da comunidade escolar  em relação às mídias educacionais.
Instruir a comunidade para a utilizações dos software, como também o Sistema Operacional LINUX.
Durante o ano em curso.

Comunidade escolar.


Utilizar o LEI frequentemente como facilitador  no entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Oferecer suporte pedagógico e técnico aos professores no planejamento por área.

Durante o ano em curso.
Professores
Inserir projetos que resgate o interesse e a busca de novos conhecimentos com a utilização da mídias.
Elaboração do projeto “Meu bairro tem história
Durante o ano em curso.
Alunos do Ensino Médio
Melhorar os índices educacionais de nossos alunos, em avaliações externas, vestibulares e ENEM.
Baixar conteúdos e simulados.
Durante o ano em curso.
Alunos do Ensino Médio.











METODOLOGIA

      O professor do L.E.I será um mediador do conhecimento através das mídias, através de uma linguagem simples propiciará a alunos e professores a utilização das novas tecnologias,
    Com relação ao projeto “Meu bairro tem história” tão logo o projeto esteja pronto, será apresentado aos PCA’s e professores no intento de que estes possam também contribuir com ideias que venham a melhorar o mesmo, em seguida, feita as revisões necessárias, partiremos para as atividades práticas com o início da série de oficinas, estando com esta primeira etapa concluída será a vez dos alunos irem a campo munidos de suas câmeras ou aparelhos celulares, nos bairros, estes procurarão antigos moradores ou lideranças comunitárias, que através de entrevista darão pistas da origem de seus respectivos bairros.
          Uma vez colhidas as entrevistas, os alunos voltarão ao laboratório de informática para o tratamento dos dados, nesse momento serão editadas todos os vídeos resultando em um documentário.



RECURSOS A SEREM UTILIZADOS.

Na realização do projeto utilizaremos recursos humanos, internet ,computadores, caixas  de som, câmera fotográfica, celulares, impressoras, pen drives, papel, Datashow, caneta e cartolinas.















AVALIAÇÃO

        Acreditamos muito no potencial que as novas tecnologias podem oferecer ao campo da educação, sabendo usá-las e sempre buscando um aperfeiçoamento maior, nossos  discentes e docentes colherão frutos bastante positivos, o intento maior do LEI será municiar nossos alunos das possibilidades que o campo da informática pode oferecer.
          Ainda utilizamos a informática, sobretudo a internet, apenas como uma ferramenta de pesquisa, no entanto, esta tem um potencial muito maior, por que não utilizarmos esta como uma ferramenta de produção e divulgação de conhecimento? Nossos alunos são riquíssimos em conhecimentos e ao não nos depararmos com esse fato, acabamos desperdiçando-os.
            Aposta-se que com o incentivo para produção desses documentários, além da absorção de conhecimentos ligados a informática, os mesmo estarão produzindo e divulgando conhecimento. Nosso objetivo é servir a comunidade escolar.
          Esperamos através deste,  ampliar a utilização dos recursos  mediáticos como meio de melhorarmos os índices educacionais de nossos alunos, bem como criarmos  melhores perspectivas  de um futuro melhor.





















REFERENCIAL TEÓRICO

    Computador e Educação? Uma ótima combinação.
                 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm
  Educação e tecnologias.
                 http://www.eca.usp.br/prof/moran/tec.htm























HORÁRIO DOS PROFESSORES DO L.E.I

TURNOS
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
MANHÃ
JOEL
JOEL
JOEL
JOEL
JOEL
TARDE
DEMONTIEZ E AUCÉLIO
DEMONTIEZ E AUCÉLIO
DEMONTIEZ E AUCÉLIO
DEMONTIEZ E AUCÉLIO
DEMONTIEZ E AUCÉLIO
NOITE
DEMONTIEZ
DEMONTIEZ
DEMONTIEZ
DEMONTIEZ
DEMONTIEZ


Sandra Maria Chaves                           Sayonara Medeiros                                     Nicomedes Pontes
__________________                         __________________                             _________________
      Diretora                                            Coordenadora Escolar                            Coordenador Escolar


Professores do L.E.I.
Joel Loiola____________________________
Aucélio Carlos_________________________
José Demontiez Rios____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário